30 de abril de 2020
Recentemente a DTI recebeu de alguns usuários das nossas contas de e-mail institucionais, dúvidas sobre uma mensagem que, supostamente, seria das Agências dos Correios. A mensagem é parecida com a imagem abaixo.
A DTI esclarece que esta é uma mensagem falsa, e caso você a receba, jamais clique em algum link, e em hipótese alguma responda esta mensagem. O procedimento correto é direcioná-la para a caixa de spam, pois assim, o Gmail “aprenderá” que caso chegue mais mensagens com este perfil, saberá que se trata de um spam e, automaticamente, encaminhará para a caixa de spam.
Contudo, há várias características de que esta mensagem se trata de um spam, que são as seguintes:
1. A mensagem possuí diversos erros de layout e formatação, característica de uma mensagem falsa. Falta da logomarca oficial, espaçamentos excessivos entre as palavras e links excessivos são alguns indícios de que esta mensagem não é oficial.
2. Por se tratar de um órgão público, os Correios não utilizam o símbolo de direitos autorais (o famoso Copyright). Além disso, o ano do rodapé da mensagem está completamente desatualizado.
3. E o mais importante: Os correios jamais enviam e-mails para comunicarem tentativas de entregas de encomendas.
A DTI espera que estas informações lhe ajudem a identificar mensagens falsas que cheguem em sua caixa de entrada.