A DTI renova seu certificado de qualidade Nível G do MPS-BR

23 de novembro de 2015


A equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da UFV renovou, nesta sexta-feira (20/11), o certificado de qualidade nível G – Parcialmente Gerenciado do Modelo de Referência de Melhoria de Processo do Software (MRMPS). Este modelo está alinhado com as melhores práticas e exigências internacionais de qualidade de software, como o Capability Maturity Model Integration (CMMI), desenvolvido pela Carnegie Mellon University.

A DTI possui o selo desde outubro/ 2012, quando foi aprovada em sua primeira avaliação. O selo de qualidade significa o reconhecimento de que a DTI dispõe de um processo definido para Gerenciamento dos seus Projetos e Gerenciamento de Requisitos. Em termos práticos, isso representa melhoria da capacidade de gerenciamento dos projetos de sistemas, com condições de dimensionar prazos, custos, pessoas e impactos de sua modificação de forma mais eficiente.

A avaliação Melhoria do Processo de Software (MPS) foi realizada pela instituição avaliadora Implementum Consultoria em Tecnologia da Informação Ltda, após implementação apoiada pela Fumsoft – Sociedade Mineira de Software.

De acordo com a Diretora Michelini Lopes da Mota, a decisão de participar do MPS.BR resultou da compreensão da equipe de que é fundamental ao serviço público buscar as melhores práticas de gestão, “objetivando sempre o oferecimento de produtos e serviços de qualidade à sociedade e o gerenciamento eficiente dos recursos públicos”.

MPS.BR
O programa mobilizador MPS.BR é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003, coordenada pela Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, que visa à melhoria de processo do software brasileiro, em todas as regiões do país, em intervalo de tempo justo e custo acessível.

O MPS.BR conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Sebrae. Informações atualizadas sobre o Programa MPS.BR e o Modelo MPS, incluindo metas e resultados alcançados, estão disponíveis no portal Softex.