DTI avança na implantação da rede sem fio autenticada na UFV

28 de fevereiro de 2014

Vários pontos da rede sem fio na UFV já estão utilizando a autenticação do usuário para o acesso ao serviço. A autenticação permite que a DTI implante um melhor controle dos recursos de rede, garantindo que apenas usuários cadastrados possam usufruir desses recursos. Além de melhorar a qualidade das informações trafegadas e, consequentemente, uma melhoria no desempenho do tráfego de dados para os usuários, permite, também, à UFV responder às requisições reportadas pelo CAIS – Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança quando há alguma infração por parte de usuários da rede da UFV.

Além da promoção de maior segurança aos usuários e para a própria UFV, o uso do novo controle possibilita dimensionar um limite de banda que poderá ser consumida pelo usuário, de forma que ele não utilize todo o recurso de link disponível, inviabilizando atividades essenciais na UFV e prejudicando os demais usuários. Outro benefício é que as redes sem fio dos departamentos podem ser abertas a toda comunidade, eliminando a necessidade de redes privativas departamentais, uma vez que a segurança do acesso a rede passa a ser feita pelo servidor de autenticação ao invés de ser feita nos próprios roteadores do ponto de acesso. Desta forma, qualquer estudante ou servidor que esteja visitando um departamento que já possua o serviço implementado, pode usufruir da rede sem fio departamental sem a necessidade ter acesso a senhas dos roteadores ou de depender dos administradores das redes para fazer seus cadastramentos.

Com a implantação da autenticação, quando o usuário conectado à rede sem fio da UFV acessar algum site, será exibida uma tela solicitando o número de seu CPF e a senha de acesso. É importante lembrar que todos os servidores e estudantes já estão cadastrados e devem digitar a mesma senha utilizada para acesso aos sistemas internos da UFV, sejam eles acadêmicos ou administrativos.

A implantação do serviço autenticado nos departamentos está condicionada aos roteadores que estão atualmente instalados no local, pois muitos não permitem a sua implantação.

Está em vigor um Registro de Preços com diversos equipamentos profissionais de rede sem fio e ele está disponível para qualquer órgão ou departamento da UFV que queira melhorar a qualidade da rede sem fio no local. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail cedti@ufv.br. Além disso, estão sendo empenhados diversos equipamentos que atenderão às áreas públicas dentro do campus e os auditórios da instituição.

Segue abaixo os locais onde já possuem alguns pontos de acesso utilizando a autenticação:

• Salão Nobre – Prédio Principal
  • Nead – Núcleo de Educação de Adultos
  • Coordenadoria de Ensino à Distância
  • Departamento de Economia Domestica
  • Departamento de Educação
  • Diretoria de Projetos e Obras (Pró-Reitoria de Administração)
  • Departamento de Química
  • Biblioteca Central