DTI convoca comunidade universitária para recadastramento da senha de acesso aos sistemas

26 de novembro de 2024


O sistema de controle de acesso da UFV, conhecido como Guardião, está passando por melhorias para proporcionar maior segurança aos usuários. Por isso, a partir do dia 28/11/2024, toda a comunidade universitária deverá alterar sua senha de acesso para que ela esteja de acordo com a nova política de segurança.

Para guiar nesse processo de alteração da senha, a DTI preparou 2 tutoriais:

  • O primeiro tutorial ensina a recuperar a senha, caso a atual não funcione ou tenha sido esquecida. Para acessá-lo, clique aqui.
  • O segundo tutorial ensina a alterar a senha, após já estar autenticado no sistema. Para acessá-lo, clique aqui.

Essa iniciativa faz parte de um conjunto de mudanças que serão incorporadas nos próximos meses para tornar os sistemas de informação da UFV mais robustos e protegidos contra ataques cibernéticos. A cooperação da comunidade universitária é essencial nesse passo, que é ter consciência da necessidade de usar senhas fortes. Para saber como criar uma senha segura, a DTI recomenda a leitura deste artigo.

Com a mudança na senha de acesso aos sistemas, a senha de utilização da rede de internet sem fio (WiFi) e de outros serviços da UFV, que é a mesma, também será alterada automaticamente. Pode ser necessário aguardar até 1 hora para que a mudança na senha do Guardião seja sincronizada nesses outros serviços.

A página de login do Guardião exibirá um aviso para que a senha seja alterada assim que possível pelo usuário. Em breve a troca será obrigatória, e o usuário não poderá acessar nenhum sistema sem antes ter feito a alteração.

Em função da nova política de senha, alguns usuários poderão não conseguir acessar o sistema usando a senha antiga e terão que acessar a opção de recuperação para definir uma nova. Além disso, quem tiver alterado sua senha antes do dia 28/11/2024 terá que alterá-la novamente, pois a nova política entra em vigor exclusivamente nessa data.