DTI disponibiliza nova ferramenta de Webmail para os usuários do serviço de correio eletrônico

3 de novembro de 2014

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) executando mais uma etapa do projeto de melhoria do serviço de e-mail institucional disponibilizará, nesta terça-feira (04), para a comunidade universitária nova ferramenta de webmail. A nova interface oferece caixa de mensagens, agenda, bloco de notas, lista de tarefas e compartilhamento de arquivos, além de possuir interface própria para aplicativos móveis, adaptando-se automaticamente para uso em smartphones e tablets.

A DTI disponibilizou a ferramenta para testes pela comunidade universitária e teve ampla aprovação pelos usuários.

A escolha da ferramenta foi feita após estudos técnicos que analisaram as funcionalidades disponíveis, o impacto para migração da atual solução e o seu custo. Além disso, foram consideradas as possibilidades de contratação de serviços externos de e-mail, como o Google e o Yahoo, o que foi inviabilizado pelo decreto presidencial nº 8.135/2013, regulamentado pela Portaria Interministerial nº 141 de maio de 2014, que estabelece normas de segurança às informações governamentais.

Além da disponibilização da nova interface de e-mail, serão enviadas duas vezes por dia, às 10 e às 16 horas, mensagens de e-mail permitindo que os usuários possam decidir o que fazer com as mensagens enviadas a ele e que foram retidas pela ferramenta anti-spam. É importante ressaltar, que o bom funcionamento da ferramenta anti-spam depende dessa interação com o usuário, pois com a informação do usuário sobre o que é ou não spam a ferramenta aperfeiçoará seu aprendizado e sua eficiência no reconhecimento das mensagens consideradas spam.

Outras melhorias no serviço serão implementadas em etapas posteriores, como a ampliação das caixas postais dos usuários, a aquisição de novos equipamentos e a implementação de infraestruturas distribuídas.

A DTI agradece a colaboração de todos que contribuíram para o processo de avaliação da ferramenta.
Mais informações podem ser obtidas pelo ramal 2600.

Divisão de Suporte Técnico
DTI/UFV