DTI envia notificações sobre exclusão de contas de e-mail para pessoas sem vínculo com a UFV

2 de setembro de 2021

No dia primeiro de setembro de 2021, a DTI emitiu notificações por e-mail para as pessoas que, atualmente, não possuem mais vínculo ativo com a UFV. O objetivo destas mensagens é alertá-los sobre a exclusão de suas contas de e-mail institucionais dentro do prazo de 30 dias. A mensagem diz o seguinte:

Tendo em vista o termino do seu vínculo com a UFV, viemos informar que essa conta será excluída dentro de 30 dias. Esse prazo está sendo concedido para que você possa realizar o backup dos e-mails e arquivos do drive, caso julgue necessário.

Abaixo segue o link de um tutorial para importar as mensagens e contatos de uma conta @ufv.br, para outra conta @ufv.br ou @gmail.com.

Essa é uma notificação automática e não é necessário respondê-la, as respostas a esse e-mail serão ignoradas. Caso deseje obter alguma informação, favor enviar um novo e-mail para dti@ufv.br.

Vale ressaltar, que não serão concedidas exceções particulares de prorrogação de acesso a conta em nenhuma hipótese.

Certos da sua colaboração, desde já agradecemos.

Atenciosamente,
Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI
Universidade Federal de Viçosa – UFV

Após a adesão da UFV ao pacote Google Workspace (antigamente chamado de G Suite), realizada em agosto de 2019, inúmeras vantagens foram alcançadas, como a integração com o serviço de nuvem da Google (Drive), alta disponibilidade, entre outros. Todos estes recursos sem nenhum custo extra para a instituição. Contudo, existe um limite de número de contas e de armazenamento permitido para a instituição.

Por conta desta e outras limitações, o GDSI (Comitê de Governança de Dados e Segurança da Informação da UFV) após muito debate, decidiu por manter ativadas as contas dos ex-alunos e servidores exonerados por mais 1 ano após o seu desligamento.

Esta política de uso da conta de e-mail institucional está na Portaria Normativa n 002/2020/RTR, capítulo IV, Art. 5º:

Somente pessoas com vínculo institucional (discentes, servidores técnico-administrativos, docentes e ocupantes de cargos comissionados) tem direito à caixa postal de correio eletrônico institucional da UFV.

Pedimos que, caso deseje obter alguma informação, favor enviar um e-mail para dti@ufv.br.