LibreOffice 4.2: Foco no desempenho, interoperabilidade e na integração com o Microsoft Windows

30 de janeiro de 2014


Berlim, 30 de janeiro de 2014 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.2, uma nova versão destinada a usuários avançados e uma etapa significativa para a melhor suíte de escritório livre. O LibreOffice 4.2 apresenta um grande número de melhorias de desempenho e interoperabilidade, direcionadas a usuários de todos os tipos, mas especialmente atraente para usuários avançados e corporativos. Além disso, a integração com o Microsoft Windows recebeu significativas melhorias.

A planilha Calc passou pela maior refatoração de código de sua história, dando enorme ganho de desempenho para big data (especialmente ao calcular valores de células, assim como na importação de planilhas XLSX grandes e complexas), enquanto um novo interpretador opcional de fórmulas permite cálculos maciços de células em paralelo, usando a placa gráfica do computador (GPU) com biblioteca OpenCL. Este último funciona melhor com uma arquitetura de sistema heterogênea (HSA), como o novo chip AMD Kaveri APU recém lançado.

A interoperabilidade de mão dupla melhorou consideravelmente com o formato Microsoft OOXML, particularmente para DOCX, bem como o formato legado RTF. Também foi acrescentado um novo filtro de importação para documentos AbiWord e Apple Keynote.

O LibreOffice 4.2 oferece duas melhorias específicas para usuários empresariais com o Windows: Uma caixa de diálogo de instalação simplificada, para reduzir possíveis erros de instalação, e outra com a capacidade de gerenciar de forma centralizada e trancar a configuração com Group Policy Objects, via Active Directory. Todos os usuários se beneficiarão de uma melhor integração com o Windows 7 e com o Windows 8, com miniaturas de documentos abertos agora agrupadas por aplicação e uma lista de documentos recentes, ambas exibidas na barra de tarefas.

Usuários corporativos em todas as plataformas gostarão da nova “Janela de Configuração Avançada”, adicionada na guia “Avançado” nas “Opções”. Este recurso pode ser facilmente desativado para grandes instalações com usuários intermediários.

O LibreOffice 4.2 oferece uma nova tela “Iniciar”, com um layout mais limpo e que aproveita melhor o espaço disponível – mesmo em telas pequenas – e mostra uma miniatura dos últimos documentos trabalhados.

Sobre a mobilidade, o LibreOffice oferece agora um controle remoto do Impress para iOS, além daquele oferecido para o Android – que permite visualizar e gerenciar a condução de uma apresentação a partir da tela do iPhone ou do iPad. O App está nesse momento em revisão pela Apple, e será anunciado assim que estiver disponível no iTunes Store.

O LibreOffice 4.2 é a primeira suíte de escritório livre a embarcar a nova funcionalidade de acessibilidade do Windows, desenvolvida pela IBM e baseada no IAccessible2. Este recurso é no momento considerado experimental para essa versão, mas substituirá as ferramentas legadas de acessibilidade baseadas no Java na próxima versão maior.

A interface do LibreOffice segue passando por uma significativa limpeza e remodelagem a mais de 70% das caixas diálogos, agora renovados e com muitos ajustes para a interface do usuário. Esta versão também inclui um belo e novo tema de ícones sem relevo – Sifr – e um conjunto atualizado de estilos de documentos padrão.

FONTE: LibreOffice Brasil Blog