25 de outubro de 2017
Vírus já fez mais de 200 ataques, a maioria na Rússia. Chamado de bad rabbit, ele cobra um resgate para liberar os computadores infectados.
Uma empresa de informática da Rússia fez um alerta sobre mais um ataque cibernético. Mais de 200 computadores já foram infectados.
A história preocupa porque já houve outros ataques desse tipo este ano. É o terceiro ataque global só em 2017 e tudo indica que foi direcionado contra redes corporativas. Apesar das semelhanças com os ataques anteriores, ainda não se sabe se há relação entre eles.
Os países mais atingidos foram Rússia, Ucrânia, Turquia e Alemanha. Entre os alvos do vírus “Bad Rabbit” estão duas agências de notícias da Rússia, o aeroporto ucraniano de Odessa e o metrô da capital, Kiev.
O ataque virtual começa com uma mensagem que oferece uma atualização do software Adobe Flash Player, ou seja, depende do usuário clicar no botão “instalar” para espalhar.
Uma vez instalado, o vírus bloqueia os dados dos computadores e exige um pagamento em bitcoin equivalente a R$ 1 mil.
Autoridades americanas em segurança cibernética alertam contra o pagamento do resgate porque não há garantias de que, ao pagar, os arquivos serão liberados.
A DTI recomenda que caso receba uma mensagem de atualização do Adobe Flash Player, NÃO FAÇA A ATUALIZAÇÃO e NÃO CLIQUE EM NADA. Além disso, mantenha uma cópia SEGURA, ATUALIZADA e FORA DA SUA REDE dos seus banco de dados, arquivos e sistemas, como um Backup em Nuvem, por exemplo.