O suporte ao Windows 7 terminou em 14 de janeiro de 2020, o que ainda posso fazer após 1 ano?

17 de março de 2021


A Microsoft comprometeu-se a oferecer 10 anos de suporte de produto para o Windows 7 quando ele foi lançado em 22 de outubro de 2009. Esse período de 10 anos terminou, e a Microsoft descontinuou o suporte ao Windows 7 para que possamos concentrar nossos investimentos no suporte a tecnologias mais recentes e ótimas experiências novas.

O dia específico do fim do suporte ao Windows 7 foi 14 de janeiro de 2020. A assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update que ajudam a proteger o computador não estão mais disponíveis para o produto.

Vulnerabilidades que porventura ainda existam dentro do Windows 7 e que sirvam de porta para a entrada de ciberataques não serão fechadas. Ainda que a empresa assegure atualizações de identificação de vírus para o Microsoft Security Essentials, ele sozinho não segura nem a metade das ameaças digitais espalhadas por aí.

Além disso, hackers praticam engenharia reversa no Windows 7 há anos, identificando falhas de proteção que a Microsoft, até então, vinha fechando com seus updates. Agora que o suporte foi encerrado, eventuais novas brechas que sejam descobertas não apenas abrirão sua máquina para toda a sorte de problemas, como também a deixarão aberta para ataques repetidos.

A ausência de suporte de segurança para um sistema operacional, por parte de sua fabricante, é altamente convidativa a hackers que querem se aproveitar de brechas para roubar dados e proliferar ameaças cibernéticas.

O mesmo vale para seus componentes principais: segundo o site da Microsoft, o navegador Internet Explorer também não será alvo de nenhuma atualização. Logo, ameaças que venham por browsers podem também comprometer a segurança do seu computador.

QUAIS SÃO AS MINHAS OPÇÕES?

A última versão do sistema operacional, o Windows 10, é a opção recomendada pela própria Microsoft. Contudo, antes de realizar o pedido de compra da licença de uso do sistema, é extremamente importe que o seu computador seja submetido a uma análise de viabilidade técnica, ou seja, que seja avaliado se o computador atende aos requisitos mínimos para o bom funcionamento do Windows 10. A DTI realiza esta avaliação para você. Para solicitá-la você deve enviar um pedido para dti@ufv.br, passando o máximo de informações possíveis.

Se o seu computador for elegível para o upgrade para o Windows 10, você deve providenciar a compra da licença de uso. Para isso, existe atualmente um REGISTRO DE PREÇO. Através des link (https://nuvem.dti.ufv.br/index.php/s/LfclAvkAS0ucgZP) você terá todas as informações de como solicitar a compra.

Entretanto se o seu computador não for elegível, ou seja, não possuir os requisitos mínimos para a instalação do Windows 10, você terá mais 2 opções: Adequar o computador realizando a compra dos componentes necessários que o técnico informar, ou realizar a migração para uma distribuição Linux atualizada (Ubuntu 20.04 ou Linux Mint 20). A migração para o Linux também precisará de avaliação técnica para verificar se o usuário utiliza algum software e/ou equipamento físico conectado ao computador, que não é compatível com o sistema operacional.

Se nenhuma das opções acima forem satisfeitas, ou o mesmo se enquadrar numa situação extremamente específica (por exemplo se o equipamento for conectado a algum equipamento físico de laboratório, e o equipamento for compatível somente com o Windows 7), o técnico orientará o usuário com procedimentos mais rigorosos de segurança, como o isolamento total do computador da rede de dados da UFV, ou em casos mais extremos, a orientação para o equipamento ser baixado da carga patrimonial.

Mais informações e detalhes sobre o fim do suporte ao Windows 7, você encontra nos seguintes links: https://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-7-end-of-life-support-information e https://support.microsoft.com/pt-br/windows/o-suporte-ao-windows-7-terminou-em-14-de-janeiro-de-2020-b75d4580-2cc7-895a-2c9c-1466d9a53962