Manual para Usuários do Serviço de Hospedagem de Sites

Recursos Técnicos

Nesta seção são descritos os recursos/serviços do servidor de hospedagem. Estes recursos podem ser alterados sem aviso prévio.

O site a ser desenvolvido deve ser compatível com a tecnologia que se encontra no servidor, conforme abaixo:

  • Serviço web – Apache
  • Linguagem de programação – PHP (versões 5.6, 7.0, 7.1, 7.2, 7.3, 7.4)
  • Serviço de banco de dados – MariaDB 10.3 (compatível com MySQL)

Acesso ao servidor de hospedagem

Nesta seção é descrito como será feito o acesso, pelo desenvolvedor, aos arquivos que correspondem aos códigos computacionais e demais dados do site hospedado.

VPN:

Todo acesso ao servidor de hospedagem é limitado para IP’s pertencentes à rede da UFV. Caso seja necessário o acesso externo, a conexão deverá ser realizada através da VPN da UFV.

Caso o desenvolvedor possua vínculo ativo com a UFV, basta seguir os passos descritos no manual para configuração da conexão. Caso contrário, o responsável deverá solicitar à DTI (dti@ufv.br) a criação de acesso VPN para o desenvolvedor.

Acesso ao painel da hospedagem:

Para gerenciar os recursos do site, o desenvolvedor deverá acessar o painel administrativo da hospedagem no endereço abaixo, com as credenciais fornecidas pela DTI:

https://hsp.srv.ufv.br:8080/login/

Acesso ao sistema de arquivos (pasta):

Primeiramente, é necessário que seja criado um usuário FTP para acesso ao sistema de arquivos. Para realizar este procedimento siga as etapas abaixo:

01. Acesse o painel da hospedagem;

02. No menu superior, clique na opção Sites;

03. No menu lateral, clique em Usuários FTP;

04. Em seguida, clique no botão verde Adicionar novo usuário;

05. Uma nova tela aparecerá. Nela, preencha os campos Usuário (nome do usuário para acesso) e Senha (crie uma senha para o acesso). Guarde estas informações de acesso num local seguro.

A conexão deverá ser feita através do protocolo FTP, com a utilização de um programa de cliente FTP instalado na máquina do desenvolvedor.

Sugerimos o programa Filezilla, que pode ser obtido através da URL: https://filezilla-project.org/download.php. Recomendamos que na configuração do cliente FTP seja marcado a opção de modo de transferência “Passivo”.

Os arquivos públicos do site deverão ser inseridos no diretório chamado web.

Acesso ao banco de dados:

Por padrão, um banco de dados não será criado pela DTI para a hospedagem. Caso o site necessite de um, o desenvolvedor deverá primeiro criar o usuário do banco de dados para depois criar um banco de dados.

Para criar o usuário do banco de dados seguir os passos abaixo para criação:

01. Já logado no painel de hospedagem, no menu superior, clique na opção Sites;

02. No menu lateral, clique em Usuário do Banco de Dados;

03. Em seguida, clique no botão verde Adicionar novo usuário;

04. Uma nova tela aparecerá. Nela, preencha os campos Usuário do banco de Dados (nome do usuário para acesso) e Senha do Banco de Dados (crie uma senha para o acesso). Guarde estas informações de acesso num local seguro.

Para criar o banco de dados seguir os passos abaixo para criação:

01. Já logado no painel de hospedagem, no menu superior, clique na opção Sites;

02. No menu lateral, clique em Banco de Dados;

03. Em seguida, clique no botão verde Adicionar novo banco de dados;

04. Uma nova tela aparecerá. Nela, preencha os campos Site (endereço do seu site), Nome do Banco de Dados (nome do banco) e Usuário do Banco de Dados (escolha o usuário que se conectará ao banco).

05. Por fim, clique no botão inferior verde Salvar.

Para acessar o banco de dados, poderá ser utilizado o phpMyAdmin, disponível em https://www.[DOMINIO].ufv.br/phpmyadmin.

Existe também a possibilidade de acesso ao banco de dados através de um cliente instalado no computador do desenvolvedor, através do serviço mysql na porta 3306. Sugerimos duas opções: Mysql Workbench, que pode ser obtido através da URL https://www.mysql.com/products/workbench/ e o dBeaver, disponível em https://dbeaver.io/download/.

Normas

Os usuários do serviço de hospedagem de sites deverão seguir as normas estabelecidas pela Portaria Normativa nº 0007/2020/RTR