Manual para Usuários do Serviço de Hospedagem de Sites

Recursos Técnicos

Nesta seção são descritos os recursos/serviços do servidor de hospedagem. Podem ser alterados sem aviso prévio.

O site a ser desenvolvido deve ser compatível com a tecnologia que se encontra no servidor, conforme abaixo:

  • Serviço web – Apache 2.2.22
  • Linguagem de programação – PHP 5.3.10
  • Serviço de banco de dados – MySQL 5.5.54

Acesso ao servidor de hospedagem

Nesta seção é descrito como será feito o acesso, pelo desenvolvedor, aos arquivos que correspondem aos códigos computacionais e demais dados do site hospedado.

Acesso ao sistema de arquivos (pasta):

Deverá ser feito através do protocolo FTP, com a utilização de um programa de cliente FTP instalado na máquina do desenvolvedor.

Sugerimos o programa Filezilla, que pode ser obtido através da URL: https://filezilla-project.org/download.php.

A pasta raiz de acesso ao usuário FTP, corresponde à pasta raiz de acesso público ao site, pelo serviço web.

Acesso ao banco de dados:

Deverá ser feito por acesso direto ao serviço mysql, na porta 3306, através de um programa de cliente compatível, instalado na máquina do desenvolvedor.

Sugerimos o programa Mysql Workbench, que pode ser obtido através da URL: https://www.mysql.com/products/workbench/.

O acesso, tanto à pasta do servidor quanto ao banco, é limitado para IP’s fixos pertencentes à rede da UFV. Caso seja necessário o acesso externo, deverá ser utilizada a VPN da UFV.

Permissões

A pasta raiz da hospedagem tem acesso público pelo serviço web. A propriedade da pasta será do usuário FTP e, por padrão, o usuário do php/serviço web não tem permissão de escrita nas pastas do site.

Caso o sistema do site faça alguma operação de escrita de arquivos na pasta, tal como uploads, o desenvolvedor deverá nos solicitar a alteração na permissão da pasta onde serão salvos estes arquivos.

Por exemplo, para sites que utilizem o CMS WordPress, deverá ser solicitada a permissão de escrita na pasta “wp-content” pelo servidor web, para que seja possível a realização de uploads, instalação de plugins e temas através da interface web do sistema.

O usuário do banco de dados fornecido terá permissão total no banco criado para o site, com a possibilidade de criar e alterar tabelas e selecionar, atualizar, inserir e apagar registros.