Manual para usuários dos sites da UFV

Acessando o painel administrativo

Qualquer trabalho de edição de um site exige que o usuário acesse o painel administrativo. O endereço do painel depende se o site está na infraestrutura nova ou na antiga:

  • Infraestrutura antiga: <endereço do site>/wp-login.php
  • Infraestrutura nova: <endereço do site>/painel

Exemplo. Suponha que o endereço para o site seja https://site.ufv.br . Sendo assim, o endereço do painel administrativo seria:

  • Infraestrutura antiga: http://www.site.ufv.br/wp-login.php
  • Infraestrutura nova: https://site.ufv.br/painel

Uma vez na página de login, o usuário deve inserir seu nome de usuário e sua senha. Caso você
não disponha de um login, solicite para que o gestor do site providencie uma, enviando email para dti@ufv.br

O painel administrativo tem a seguinte aparência:

Página inicial do painel administrativo

Se por algum motivo, você precisar redefinir a sua senha, os procedimentos são diferentes dependendo da infraestrutura em que o site está hospedado:


Trabalhando com páginas

Criando uma nova página

Para criar uma nova página, acesse o menu “Páginas” no menu lateral, e em seguida clique em qualquer uma das opções “Adicionar nova” destacadas na imagem a seguir:

Adicionar nova página

Isso o enviará para a página de edição.


Abrindo uma página existente

Para abrir uma página existente, acesse o menu “Páginas” no menu lateral, e em seguida clique no link correspondente à página desejada. A imagem a seguir destaca duas páginas disponíveis para edição:

Abrir página

Editando uma página

Existem dois editores disponíveis para a edição de páginas, o editor clássico (para sites mais antigos) e o Gutenberg (sites mais novos)


Editando uma página no editor clássico

O editor clássico é simples e intuitivo, porém mais limitado. Nele o texto é editado como num processador de texto tradicional, como o LibreOffice Writer. Barras com diversas ferramentas disponibilizam recursos de edição tradicionais, como negrito, itálico, sublinhado, links e fonte.

Edição de páginas (clássico)
  1. Título da página. O título principal da página.
  2. Botão “ver página”. Visualiza a página dentro do layout do site.
  3. Botão adicionar mídia. Insere uma imagem ou arquivo à página.
  4. Barras de ferramentas. Ferramentas básicas de edição de texto.
  5. Corpo da página. O conteúdo da página, disponível para edição.
  6. Controles de imagem. Ajustam posicionamento, alinhamento e legenda de uma imagem.
  7. Painel de publicação. Permite salvar como rascunho, publicar e excluir.

Editando uma página no editor Gutenberg

O editor Gutenberg adota a filosofia de edição em blocos, que tem ganhado uma popularidade expressiva na manutenção de conteúdos para Web. À primeira vista, a edição em blocos parece ser mais complicada do que no editor clássico, mas basta um pouco de trabalho para que essa impressão seja descartada. A grande vantagem na edição em blocos está na grande variedade de blocos que podem ser utilizados, de forma a produzir resultados mais elaborados sem exigir conhecimentos técnicos de webdesign.

Edição de páginas (Gutenberg)
  1. Título da página. O título principal da página.
  2. Controles de publicação. Permite salvar como rascunho, publicar e excluir.
  3. Botão adicionar bloco. Disponibiliza vários tipos de blocos diferentes.
  4. Abas de Documento e Bloco. Ajusta configurações básicas da página ou do bloco
    selecionado.
  5. Bloco de texto. O bloco mais básico representa um parágrafo.
  6. Bloco de galeria de imagens. Embute uma galeria de imagens à página.

O usuário pode inserir quantos blocos quiser. Ao inserir um bloco (item 3, acima), pode-se escolhê-lo a partir de uma grande lista de opções. Uma vez inserido, qualquer bloco pode ser reposicionado ou alterado.


Salvando uma página como rascunho

Salvar uma página como rascunho permite modificar o conteúdo de uma página sem publicá-la. Com isso, uma página com conteúdo extenso demais pode ser trabalhada em várias ocasiões diferentes, sem que o site a exiba para seus visitantes. Apenas quando estiver finalizada, o usuário deve publicá-la.

Note que, na infraestrutura antiga, apenas páginas que não foram publicadas podem ser salvas como rascunho.


Publicando uma página

Quando o trabalho numa página estiver finalizado, o usuário pode publicá-la de forma definitiva. Publicar uma página significa que ela passará a estar disponível para que visitantes possam acessá-la. Sem isso, o site não exibirá uma página, ainda que seu endereço definitivo seja utilizado.

Publicar uma página é uma ação sem volta. Uma vez publicada, não é possível “despublicá-la”. Páginas publicadas podem ainda ser modificadas, mas qualquer alteração será refletida imediatamente. Não é possível salvar como rascunho as edições de uma página já publicada.


Utilizando arquivos de mídia

Arquivos de mídia são quaisquer arquivos que deseja-se incluir no site. Qualquer arquivo de mídia pode ser incluído numa página. Imagens serão exibidas no corpo do texto, e outras tipos de arquivo serão exibidos como um link para download.

Biblioteca de mídia
  1. Botão “adicionar nova”. Abre painel para enviar novo arquivo de mídia. Cada arquivo deve ocupar no máximo 2 MB.
  2. Listagem de arquivos existente. Exibe cada arquivo de mídia que o site já possui. Clicar numa miniatura exibe um painel onde o arquivo pode ser configurado e excluído.

Preparando banners no Nivo Slider

O Nivo Slider é a ferramenta que permite a criação de banners rotativos na página inicial. Seu uso é muito simples: envie as imagens, configure uma legenda e um link para a imagem, e se quiser, reposicione-a dentro do banner. O Nivo não é capaz de ler as imagens que estão disponíveis na galeria de imagens; cada banner deve ser enviado especificamente para o Nivo Slider.

Nivo Slider
  1. Botão “adicionar nova imagem.” Exibe uma caixa para selecionar o arquivo de imagem desejado. Ao enviar a imagem, o usuário é levado a outra página, onde ele pode configurar seu link e sua legenda.
  2. Listagem dos banners habilitados. Lista as imagens que estão configuradas no banner atualmente. É possível alterar a ordem de cada imagem arrastando-a para a posição desejada. Atenção: tenha o cuidado de não arrastar a imagem propriamente dita, e sim a área branca ao seu redor.
  3. Listagem dos banners desabilitados. Similar ao anterior, mas imagens nesta listagem não serão exibidas.
  4. Ações para banners habilitados. Da esquerda para a direita: editar, excluir e desabilitar.
  5. Ações para banners desabilitados. Da esquerda para a direita: editar, excluir e habilitar.

Criação de menus

O recurso de criação de menus não está disponível para os usuários. Caso queira criar ou modificar o menu do seu site, envie sua solicitação para dti@ufv.br.