Qualquer trabalho de edição de um site exige que o usuário acesse o painel administrativo. O endereço do painel depende se o site está na infraestrutura nova ou na antiga:
Exemplo. Suponha que o endereço para o site seja https://site.ufv.br . Sendo assim, o endereço do painel administrativo seria:
Uma vez na página de login, o usuário deve inserir seu nome de usuário e sua senha. Caso você
não disponha de um login, solicite para que o gestor do site providencie uma, enviando email para dti@ufv.br
O painel administrativo tem a seguinte aparência:
Se por algum motivo, você precisar redefinir a sua senha, os procedimentos são diferentes dependendo da infraestrutura em que o site está hospedado:
Para criar uma nova página, acesse o menu “Páginas” no menu lateral, e em seguida clique em qualquer uma das opções “Adicionar nova” destacadas na imagem a seguir:
Isso o enviará para a página de edição.
Para abrir uma página existente, acesse o menu “Páginas” no menu lateral, e em seguida clique no link correspondente à página desejada. A imagem a seguir destaca duas páginas disponíveis para edição:
Existem dois editores disponíveis para a edição de páginas, o editor clássico (para sites mais antigos) e o Gutenberg (sites mais novos)
O editor clássico é simples e intuitivo, porém mais limitado. Nele o texto é editado como num processador de texto tradicional, como o LibreOffice Writer. Barras com diversas ferramentas disponibilizam recursos de edição tradicionais, como negrito, itálico, sublinhado, links e fonte.
O editor Gutenberg adota a filosofia de edição em blocos, que tem ganhado uma popularidade expressiva na manutenção de conteúdos para Web. À primeira vista, a edição em blocos parece ser mais complicada do que no editor clássico, mas basta um pouco de trabalho para que essa impressão seja descartada. A grande vantagem na edição em blocos está na grande variedade de blocos que podem ser utilizados, de forma a produzir resultados mais elaborados sem exigir conhecimentos técnicos de webdesign.
O usuário pode inserir quantos blocos quiser. Ao inserir um bloco (item 3, acima), pode-se escolhê-lo a partir de uma grande lista de opções. Uma vez inserido, qualquer bloco pode ser reposicionado ou alterado.
Salvar uma página como rascunho permite modificar o conteúdo de uma página sem publicá-la. Com isso, uma página com conteúdo extenso demais pode ser trabalhada em várias ocasiões diferentes, sem que o site a exiba para seus visitantes. Apenas quando estiver finalizada, o usuário deve publicá-la.
Note que, na infraestrutura antiga, apenas páginas que não foram publicadas podem ser salvas como rascunho.
Quando o trabalho numa página estiver finalizado, o usuário pode publicá-la de forma definitiva. Publicar uma página significa que ela passará a estar disponível para que visitantes possam acessá-la. Sem isso, o site não exibirá uma página, ainda que seu endereço definitivo seja utilizado.
Publicar uma página é uma ação sem volta. Uma vez publicada, não é possível “despublicá-la”. Páginas publicadas podem ainda ser modificadas, mas qualquer alteração será refletida imediatamente. Não é possível salvar como rascunho as edições de uma página já publicada.
Arquivos de mídia são quaisquer arquivos que deseja-se incluir no site. Qualquer arquivo de mídia pode ser incluído numa página. Imagens serão exibidas no corpo do texto, e outras tipos de arquivo serão exibidos como um link para download.
O Nivo Slider é a ferramenta que permite a criação de banners rotativos na página inicial. Seu uso é muito simples: envie as imagens, configure uma legenda e um link para a imagem, e se quiser, reposicione-a dentro do banner. O Nivo não é capaz de ler as imagens que estão disponíveis na galeria de imagens; cada banner deve ser enviado especificamente para o Nivo Slider.
O recurso de criação de menus não está disponível para os usuários. Caso queira criar ou modificar o menu do seu site, envie sua solicitação para dti@ufv.br.